Como se conectar com sua equipe remota e desenvolver cultura

Time Remoto

“Neste momento difícil …”

Se você sentir que o mundo virou de ponta-cabeça, você não está sozinho. Com a mudança repentina e esmagadora para o trabalho remoto , muitos de nós estamos tentando recriar o ambiente profissional e social de nossos empregos a partir de nossas casas.

Desde ligações estranhas do Zoom com equipes inteiras até a repentina ausência de conversa mais fria, participar da cultura do local de trabalho agora parece um trabalho em si. Essa transição pode ter diferentes níveis de choque, dependendo de quão amigável seja sua empresa, mas não há dúvida de que alguns de nós estão corajosamente entrando no mundo remoto pela primeira vez.

Existem muitos recursos excelentes para gerenciar a logística do trabalho remoto: conduzir reuniões, realizar 1: 1s, se vestir, configurar seu escritório em casa e criar limites entre o trabalho e a casa.

Um mundo solitário

O estado de trabalho remoto do Buffer 2019 descobriu que 19% dos trabalhadores remotos relatam a solidão como sua maior dificuldade de trabalho. E, se você está acostumado a trabalhar em um escritório na maior parte do tempo, o problema pode ser exacerbado. A solidão é problemática por alguns motivos diferentes:

  • Burnout : uma armadilha comum e bem documentada do trabalho remoto é a jornada de trabalho mais longa, causada pela frágil fronteira entre a vida profissional e doméstica. Estar desconectado de seus colegas de trabalho pode prejudicar suas expectativas em relação à produtividade e disponibilidade, levando você a trabalhar por horas insustentáveis.
  • Desconectar: um estudo recente encontrou uma ligação entre solidão e diminuição do desempenho no trabalho, uma desconexão causada pela falta de compartilhamento de informações e investimento pessoal. O desligamento de conexões sociais e objetivos organizacionais leva a funcionários mais infelizes.
  • Perda de criatividade: trabalhar remotamente elimina as interações não planejadas que acontecem quando você topa com seus colegas de trabalho na cozinha do escritório, nos corredores ou no proverbial bebedouro. Como resultado, muito compartilhamento informal de conhecimento e geração de ideias fortuitas se dissipam sem um esforço intencional para se conectar com seus colegas.
  • Saúde mental: os humanos são seres sociais e a falta de interação social tem desvantagens tangíveis. O isolamento tem sido repetidamente associado a problemas de saúde mental e maiores taxas de morbidade e mortalidade. Passamos muito do nosso tempo no trabalho – vamos nos certificar de que não seja um tempo isolado.

A primeira coisa a perceber é sobre a solidão: você não está sozinho. Mesmo os funcionários remotos experientes se sentem solitários sem interações intencionais, os funcionários remotos iniciantes precisam se esforçar ainda mais para criar conexões online significativas . Na próxima seção, exploraremos algumas maneiras específicas de fazer isso.

 

  1. Manter-se conectado: o básico

    Vamos estabelecer algumas regras básicas para a comunicação remota, tanto social quanto profissional:

    1. Supercomunique
      Com tanta informação veiculada por tom e linguagem corporal (93%, de acordo com um estudo comumente citado da UCLA ), é essencial que você comunique demais suas ideias ao escrever ou mesmo em um videoconferência. Declare suas suposições, cite suas fontes e seja claro sobre os resultados desejados. Outra técnica útil para se referir é BLUF (linha de fundo na frente), onde você começa com a conclusão para deixar suas intenções claras.
    2. Padrão para vídeo
      Tente pular para uma chamada de vídeo sempre que possível, especialmente se houver um indício de falha de comunicação. Ver as expressões faciais de seus colegas de trabalho e ouvir seu tom tornará mais fácil encontrar um terreno comum.
    3. Mostre empatia extra
      Muitos de nós enfrentamos responsabilidades novas e adicionais, desde cuidar de nossos filhos, pais e entes queridos que podem estar doentes ou colocados em quarentena, até pressões financeiras e pavor existencial. Uma regra que sugerimos seguir é: “assumir uma intenção positiva”. Tente ser mais paciente e gentil com seus colegas de trabalho e você ajudará a criar uma cultura de confiança e incentivo, não de pressão e vergonha.